metropoles.com

Lula quer levar “orçamento secreto” para campanha eleitoral

Pré-candidato ao Planalto este ano, ex-presidente petista quer que população entenda o “prejuízo” em manter as emendas de relator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PT
Lula ataca Bolsonaro e Moro, e fala em pior Congresso da história
1 de 1 Lula ataca Bolsonaro e Moro, e fala em pior Congresso da história - Foto: Reprodução/PT

Pré-candidato ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula quer levar o debate sobre o orçamento secreto para a campanha eleitoral deste ano. O objetivo, dizem petistas, é pressionar o Congresso Nacional a abandonar o modelo na próxima legislatura.

O assunto foi debatido por Lula com deputados federais do PT em reunião na noite da última terça-feira (12/4), em Brasília. Segundo parlamentares presentes no encontro, o ex-presidente petista já tem até um esboço de como abordar o tema.

A ideia seria mostrar à população a necessidade de retomar grandes investimentos públicos, com capacidade de gerar empregos. Algo que, na avaliação de Lula, seria inconcebível com boa parte do orçamento comprometido com emendas parlamentares.

A avaliação no PT é de que as emendas são normalmente utilizadas para bancar obras e benefícios “menores” nos municípios, com capacidade reduzida para geração de empregos.

“Ele (Lula) disse que é um absurdo essa história do orçamento secreto. Um absurdo não ter qualquer tipo de transparência, uma execução que ninguém sabe quem indicou, qual o critério do repasse”, disse à coluna o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

O orçamento secreto é o nome “popular” utilizado para tratar das emendas de relator, identificadas na peça orçamentária pelo código RP-9. O governo Bolsonaro e o Centrão utilizam a ferramenta para distribuir emendas a parlamentares aliados, como forma de garantir fidelidade em votações-chave no Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?