metropoles.com

Lula prepara contra-ataque a Bolsonaro sobre aborto no debate da Band

Lula e Jair Bolsonaro se enfrentarão no debate promovido pela TV Bandeirantes na noite deste domingo (16/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula no debate
1 de 1 Lula no debate - Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula foi orientado a contra-atacar Jair Bolsonaro no debate da TV Bandeirantes, na noite deste domingo (16/10), caso o atual presidente o acuse de ser favorável ao aborto.

Auxiliares do petistas o aconselharam a, além de reforçar ser pessoalmente contra a prática, questionar Bolsonaro sobre declarações polêmicas antigas do presidente sobre o tema.

Ao menos duas falas foram selecionadas pela campanha de Lula. Uma delas é um discurso feito por Bolsonaro na Câmara em 1992, quando era deputado federal pelo PDC.

Na época, como noticiaram mais cedo os jornalistas Andréia Sadi e Octavio Guedes, Bolsonaro defendeu a discussão, no Brasil, sobre a pílula do aborto que a China passaria a distribuir para controle populacional.

O então deputado relacionou a pílula do aborto à segurança nacional, pois, segundo ele, as Forças Armadas selecionavam 800 mil homens, mas apenas 200 mil eram considerados aptos. O restante era reprovado.

“Não adianta uma multidão de brasileiros subnutridos, sem condições de servir ao seu País”, discursou à época o atual chefe do Palácio do Planalto, que disputa reeleição este ano.

Direito ao aborto

Outra declaração que Lula foi orientado a lembrar é de uma entrevista concedida por Bolsonaro à revista IstoÉ Gente em fevereiro de 2000, na qual defendeu o direito ao aborto.

Na ocasião, o então deputado foi questionado sobre o que pesava sobre a legalização do aborto. “Tem que ser uma decisão do casal”, respondeu, dizendo que já tinha passado por uma situação que exigiu essa definição.

“Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi de manter. Está ali, ó”, afirmou Bolsonaro, apontando para uma foto de Jair Renan, filho que ele teve com Ana Cristina Valle.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?