metropoles.com

Lula não pretende prestigiar posse do novo presidente da Caixa

Ao contrário do que fez com Rita Serrano em janeiro, Lula não deve ir à posse do novo presidente da Caixa indicado por Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida Lula no Planalto- metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula no Planalto- metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula não pretende prestigiar a posse do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, marcada para a manhã desta quinta-feira (9/11), em Brasília.

À coluna, a assessoria de imprensa do presidente da República informou que não está prevista a ida dele ao evento, que acontecerá na sede da Caixa Cultural.

A postura é diferente da adotada por Lula durante a posse da antecessora de Vieira no cargo, Rita Serrano, demitida pelo petista após forte pressão do Centrão.

Em janeiro de 2023, início de seu terceiro governo, o presidente da República fez questão de comparecer à posse de Rita Serrano, também realizada em Brasília.

A presidente demitida da Caixa, por sinal, também não comparecerá à posse do sucessor. Após deixar o cargo, Rita tirou férias e viajou para fora do Brasil.

Relação com Lula

Aliados de Vieira minimizam a provável ausência de Lula na posse. Segundo eles, o comum é o ministro da Fazenda dar posse aos presidentes de bancos públicos vinculados à pasta.

O convite para a posse de Vieira, inclusive, mostra o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como o anfitrião da posse do novo presidente da Caixa.

Aliados garantem estar “tudo bem” na relação entre Vieira e Lula. Lembram, inclusive, que os dois já se reuniram ao menos duas vezes desde que a troca no banco público foi anunciada.

Indicado por Lira

Vieira foi nomeado para o cargo na sexta-feira (3/11). Ele chegou ao posto, como mostrou a coluna, por indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Funcionário de carreira da Caixa, Vieira já trabalhou em governos petistas. Ele foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional em 2012, primeiro governo Dilma Rousseff.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?