Lula ouve vaias e manifestações de apoio durante visita ao Chile
Presidente Lula foi vaiado, mas também ouviu manifestações a seu favor ao cumprir agendas na manhã desta segunda-feira (5/8) no Chile
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Santiago — O presidente Lula foi alvo de protestos de opositores e de apoiadores ao cumprir suas primeiras agendas oficiais no Chile, na manhã desta segunda-feira (5/8).
As manifestações começaram no primeiro compromisso oficial do petista em Santiago: a cerimônia de oferenda floral no Monumento al Libertador Bernardo O’Higgins, no centro da cidade.
Quando o locutor do evento anunciou a presença de Lula, manifestantes contrários ao mandatário brasileiro o vaiaram fortemente, conforme imagens registradas pela EBC e pela mídia estatal chilena.
Lula voltou a ser vaiado quando chegava ao Palacio de la Moneda, sede do governo chileno, também em Santiago, onde foi recebido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.
Dessa vez, contudo, além das vaias, Lula também recebeu manifestações a seu favor. “Viva Lula”, gritou um dos apoiadores de longe. “Ole, ole, ole, olá, Lula, Lula”, gritou outro.
Em razão da distância entre o mandatário brasileiro e os manifestantes, não foi possível identificar quem eram as pessoas que se manifestantaram contra nem a favor dele.
Lula está no Chile desde a noite do domingo (4/8) para uma visita oficial ao país. O petista seguirá em Santiago até o início da tarde da terça-feira (6/8), quando está previsto seu retorno a Brasília.