metropoles.com

Lula negocia reunião com Macron no Japão

Presidente Lula embarca para o Japão na quarta-feira (17/5), para cúpula do G-7; Itamaraty negocia reunião bilateral do petista com Macron

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidência da França/Divulgação
foto colorida de lula e macron
1 de 1 foto colorida de lula e macron - Foto: Presidência da França/Divulgação

O Itamaraty negocia com o governo francês reunião bilateral do presidente Lula com o mandatário da França, Emmanuel Macron, à margem da cúpula do G-7 que acontecerá no fim de semana, no Japão.

Se confirmado, será o primeiro encontro oficial entre os dois desde a posse de Lula. Até agora, eles só conversaram pelo telefone e se cumprimentaram durante a coroação do rei Charles III, em Londres.

Além do presidente francês, o governo brasileiro negocia possível reunião bilateral de Lula com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.

Bilaterais confirmadas

Até agora, Lula já tem três encontros bilaterais confirmados à margem do G7: com os primeiros-ministros da Índia, Narenda Modi, e do Japão, Fumio Kishida, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Assim como Brasil, Índia, Austrália e Indonésia participarão da reunião do G-7 como convidados do Japão, país anfitrião. Também compõem a lista de convidados Coreia do Sul, Vietnã, Comores e Ilhas Cook.

A França de Emmanuel Macron é membro oficial do G-7, ao lado de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido. A cúpula deste ano acontecerá em Hiroshima.

Agenda

A previsão é de que Lula embarque para o Japão na quarta-feira (17/5), chegando ao país na manhã de sexta-feira (19/5). Ao todo, o petista participará de duas sessões de debate no sábado (20/5) e outra no domingo (21/5).

Ainda no domingo, Lula e os outros chefes de Estado devem ir ao Memorial da Paz em Hiroshima, onde prestarão homenagem às vítimas da guerra com uma cerimônia de deposição de flores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?