metropoles.com

Lula pode encontrar Milei em janeiro

Lula e Javier Milei podem se encontrar durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece em janeiro de 2024, em Davos, na Suíça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Embora tenha decidido não comparecer à posse de Javier Milei em Buenos Aires, o presidente Lula poderá encontrar o presidente eleito da Argentina em janeiro de 2024.

O encontro pode acontecer caso tanto Lula quanto Milei compareçam ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O evento ocorrerá de 15 a 19 de janeiro.

Em 2023, Lula não foi a Davos. No mesmo período do evento, o petista optou por ir a Buenos Aires, onde se encontrou com o atual presidente argentino, o peronista Alberto Fernández.

Ainda na Argentina, o mandatário brasileiro participou da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), grupo que não se reunia desde 2015.

Milei, por sua vez, não é um grande entusiasta da Celac. Há, inclusive, a perspectiva de que ele retire a Argentina da comunidade, de forma semelhante ao que fez Jair Bolsonaro quando governava o Brasil.

Em relação ao Fórum Econômico Mundial, Milei não tem tantas restrições. Enquanto economista, ele chegou a participar de uma versão do evento que aconteceu no Panamá, em 2014.

3 imagens
O economista Javier Milei toma posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro
Lula poderá ter primeiro encontro com Javier Milei durante o Fórum Econômico Mundial em Davos
1 de 3

Jair Bolsonaro só se encontrou com Alberto Fernández em 2021, quase dois anos após argentino assumir a Casa Rosada

2 de 3

O economista Javier Milei toma posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro

Tomas Cuesta/Getty Images
3 de 3

Lula poderá ter primeiro encontro com Javier Milei durante o Fórum Econômico Mundial em Davos

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O possível encontro entre Lula e Milei em Davos pode repetir o que aconteceu com Bolsonaro e Alberto Fernández em 2021 durante a cúpula do G-20 em Roma.

De campos políticos opostos, Bolsonaro não foi à posse de Fernandez, em dezembro de 2020, nem recebeu o argentino no Planalto. O primeiro encontro entre eles só ocorreu no G-20.

Relação institucional

Segundo auxiliares, Lula pretende manter uma relação “de Estado” com o governo Milei, mas avalia que não há clima hoje para comparecer à posse do argentino.

Durante a campanha, o presidente brasileiro foi xingado de “presidiário comunista” e “corrupto” pelo então candidato, que se autointitulou um anarcocapitalista.

Logo após o anúncio da vitória de Milei, Lula foi às redes sociais reconhecer o resultado da eleição argentina. O petista, porém, não citou o presidente eleito nominalmente, nem ligou.

Como noticiou a coluna, o possível telefonema do presidente brasileiro a Milei dependerá da postura adotada pelo argentino em relação a Lula e ao Brasil após a vitória.

Na segunda-feira (20/11), o ministro da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, afirmou que a ligação só ocorrerá se Milei pedir desculpas a Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?