Lula e Lewandowski terão novo encontro para fechar sucessão de Dino
Lula tenta resolver destino da equipe de Flávio Dino antes de anunciar nomeação de Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula e Ricardo Lewandowski terão um novo encontro nas próximas horas para concluir as tratativas da nomeação do ex-ministro do STF como novo ministro da Justiça no lugar de Flávio Dino.
Conforme a coluna noticiou ainda na manhã de segunda-feira (8/1), Lula já avisou a outros ministros do governo e auxiliares no Palácio do Planalto que convidou Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça.
Os dois tomaram café da manhã juntos na segunda no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. No encontro, praticamente selaram a nomeação do ex-ministro para a pasta.
Falta, porém, definir alguns detalhes. Entre eles, o destino de integrantes da atual equipe de Dino. O principal imbróglio envolve Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Interventor da Segurança Pública no Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, Cappelli vem se movimentando fortemente, nos bastidores, para permanecer como número 2 da pasta.
Lewandowski, porém, já avisou a Lula que gostaria de indicar alguém de sua confiança para o cargo. O mais cotado é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que já trabalhou com o ex-ministro no STF e TSE.
O ex-ministro também pediu a Lula alguns dias para se desligar de suas atividades na iniciativa privada. Após se aposentar do STF, ele passou a atuar como conselheiro jurídico da Confederação Nacional da Indústria.
A expectativa é de que Lula e Lewandowski se encontrem novamente até sexta-feira (12/1), data em que Dino deve deixar o ministério. Ele retornará ao Senado até sua posse no STF, em 22 de fevereiro.