metropoles.com

A “gota d’água” para Lula comparar Israel com o Hamas

Presidente Lula afirmou que, assim como o grupo terrorista palestino Hamas, o Estado de Israel “está cometendo vários atos de terrorismo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Lula provocou forte reação da comunidade judaica no Brasil ao dizer, nos últimos dias, que Israel também comete atos de terrorismo, assim como o grupo extremista palestino Hamas.

“Já vi muita brutalidade, muita violência, mas nunca vi violência tão bruta contra inocentes. Se o Hamas fez um ato de terrorismo, fez o que fez, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou Lula em discurso durante a chegada dos 32 brasileiros repatriados de Gaza.

Segundo integrantes do Itamaraty, a “gota d’água” para a declaração do presidente foi o cerco promovido pelos israelenses ao principal hospital de Gaza, seguido da “tímida reação” de líderes ocidentais.

Morte de bebês

Segundo integrantes do Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, o cerco provocou a morte de três bebês na unidade hospitalar durante a noite da sexta-feira (10/11) para sábado (11/11).

Naquela madrugada, uma bomba atingiu as proximidades do hospital, o que teria desligado o gerador que alimentava as incubadoras na enfermaria neonatal.

“Os fatos mandam (a fala de Lula). E o que o governo Netanyahu está fazendo é intolerável”, avaliou à coluna, sob reserva, um influente diplomata do Itamaraty que acompanha o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?