Lula interrompe jantar de ministros no Chile e os convoca para reunião
Acompanham o presidente Lula no Chile 14 ministros; reunião com Gabriel Boric está marcada para esta segunda-feira (5/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Santiago – O presidente Lula convocou ministros que o acompanham na viagem oficial ao Chile para uma reunião na noite desse domingo (4/8), logo após chegar ao hotel onde está hospedado em Santiago.
Devido à convocação do presidente, alguns ministros tiveram de interromper o jantar em um restaurante e voltar para o hotel. Entre eles, Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Laércio Portela (Secom).
Segundo apurou a coluna, Lula convocou os ministros para alinhar os discursos e os acordos que farão durante as agendas oficiais que a comitiva brasileira cumprirá nesta segunda-feira (5/8), primeiro dia da visita oficial do petista ao Chile.
O principal compromisso será um encontro com o presidente do chileno, Gabriel Boric, no Palácio de la Moneda, sede do governo local. Após a reunião, haverá assinatura de acordos e um almoço com a participação de ministros.
O presidente brasileiro decolou para Santiago direto de São Paulo, onde passou parte do fim de semana. Por causa disso, poucos ministros viajaram no mesmo avião que o chefe. A maioria voou em outra aeronave da FAB, que partiu de Brasília.
Lula pousou em Santiago às 19h41, no horário local (20h41 em Brasília). O petista chegou ao hotel The Ritz-Carlton por volta das 20h30 (21h30 no Brasil). Na chegada, não quis falar com a imprensa e subiu direto para o quarto.
Ao todo, 14 ministros acompanham o presidente na visita oficial ao Chile (veja a lista completa abaixo). A primeira-dama Janja não viajou com o marido. O Palácio do Planalto ainda não informou o motivo da ausência de Janja na viagem.
Ministros que acompanham Lula na viagem ao Chile
- Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Márcio França, ministro do Empreendedorismo;
- Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
- Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos;
- Carlos Fávaro, ministro da Agricultura;
- Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego;
- Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social;
- Nísia Trindade, ministra da Saúde;
- Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação;
- Silvio Almeida, ministro de Direitos Humanos;
- Marco Amaro, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
- Laércio Portela, ministro interino da Secom;
- Celso Sabino, ministro do Turismo;
- Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia.