Lula inicia agenda oficial em Lisboa encontrando autoridades
Presidente Lula inicia seus compromissos oficiais em Lisboa neste sábado (22/4) com uma série de encontros com autoridades portuguesas
atualizado
Compartilhar notícia
Lisboa — Em Portugal desde a manhã de sexta-feira (21/4), o presidente Lula iniciou, neste sábado (22/4), seus compromissos oficiais no país. O primeiro dia de agenda pública prevê uma série de encontros com autoridades portuguesas e assinaturas de mais de 10 acordos bilaterais.
Lula iniciou o dia com uma cerimônia de boas-vindas em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, onde foi recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. No local, o hino nacional brasileiro foi tocado. Os dois presidentes também fizeram uma revista às tropas portuguesas.
O evento foi acompanhado por apoiadores de Lula que se concentraram na Praça do Império, em frente ao mosteiro. Os apoiadores gritavam palavras de ordem a favor do petista, que acenou. Na sequência, Lula entrou no mosteiro, onde depositou flores no túmulo do poeta português Luís de Camões.
Lula inicia agenda oficial em Lisboa, com cerimônia de recepção pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Evento acontece em frente ao Ministério dos Jerónimos. Apoiadores de Lula acompanham a cerimônia na Praça do Império, em frente ao ministério. @Metropoles pic.twitter.com/ghlt64VcKS
— Igor Gadelha (@igorgadelham) April 22, 2023
Do mosteiro, Lula seguiu para o Palácio Nacional de Belém, sede da Presidência da República de Portugal, para reuniões com Rebelo de Sousa. Do palácio, o petista vai ao Centro Cultura de Belém, onde tem um encontro com o primeiro-ministro português, Antônio Costa, e participa da 13ª cúpula luso-brasileira.
Ao longo do dia, Lula deve assinar 13 acordos bilaterais. Um deles prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. Na lista, estão previstos ainda acordos nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
Programação
Lula seguirá em Portugal até a terça-feira (25/4). O domingo (23/4) será reservado para uma agenda privada, ainda não informada pelo Palácio do Planalto. Na segunda-feira (24/4), o petista participará de um fórum empresarial e da cerimônia de entrega do Prêmio Camões ao cantor Chico Buarque.
O presidente brasileiro desembarcou em Lisboa às 10h35, no horário local (6h35 em Brasília). Do aeroporto, seguiu direto para o hotel, onde passou o dia em reuniões preparatórias com ministros e auxiliares. Apenas a primeira-dama, Janja, saiu para fazer compras em uma loja de luxo.
Veja a agenda completa de Lula para este sábado (22/4):
10h30 – Cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos;
11h – Homenagem póstumas ao poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos;
11h05 – Visita à Igreja e aos Claustros do Mosteiro dos Jerônimos;
11h30 – Encontro restrito com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém;
12h15 – Declaração à imprensa;
13h – Almoço com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, no Centro Cultural de Belém;
14h30 – Encontro restrito com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, no Centro Cultural de Belém;
15h15 – Reunião plenária da 13ª cúpula luso brasileira, no Centro Cultural de Belém;
16h20 – Representantes dos dois países assinam acordos e termos de cooperação;
16h30 – Declaração à imprensa;
20h – Jantar no Palácio Nacional da Ajuda.