metropoles.com

Lula confirma Gonet na PGR durante jantar com ministros do STF

Expectativa no Planalto é de que Lula oficialize indicação de Paulo Gonet à PGR até a próxima segunda-feira (27/11), quando o petista viaja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida Lula no Planalto - metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula no Planalto - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Lula confirmou a ministros do governo e do STF, em jantar nessa quinta-feira (23/11), que decidiu indicar o subprocurador Paulo Gonet como novo chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O jantar aconteceu no Palácio da Alvorada e reuniu os ministros do Supremo Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, além dos ministros do governo Jorge Messias (AGU) e Flávio Dino (Justiça).

A expectativa no Palácio do Planalto é de que Lula oficialize a indicação de Gonet até a segunda-feira (27/11), quando o presidente embarca para uma viagem de 10 dias pelo Oriente Médio e pela Alemanha.

Quando oficializada, a indicação do subprocurador seguirá para análise do Senado. A expectativa de líderes da Casa é de que Gonet não enfrente dificuldades para ter seu nome aprovado pelos senadores.

Além de ter apoio no Centrão, Gonet tem boa interlocução com bolsonaristas, como já noticiou a coluna. O nome do subprocurador também era apoiado por Gilmar e por Moraes.

Nas últimas semanas, setores da esquerda tentaram inviabilizar a indicação, por meio de uma campanha que explorou o fato de Gonet ser conservador nos costumes.

Coordenador do grupo Perrogativas e amigo pessoal de Lula, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, entrou em cena para tentar amortizar os efeitos da ofensiva.

O jurista deu uma série entrevistas dizendo que apoiará qualquer nome indicado por Lula à PGR. “Não acho saudável fazer campanha de veto e criar uma agenda negativa direta”, disse Carvalho à CNN Brasil.

Lula deve anunciar STF na sequência

No Planalto, a expectativa é de que Lula faça o anúncio para o STF de forma casada com a PGR, sobretudo em razão do tempo apertado para que o Senado analise as indicações antes do recesso.

Os favoritos para o Supremo são Dino, Messias e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, com os dois primeiros um pouco à frente na bolsa de apostas.

PEC foi o tema principal do jantar

O tema principal do jantar de Lula no Alvorada, porém, foi a PEC que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo, aprovada pelo Senado na quarta-feira (22/11).

Como noticiou a coluna, o voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-SP), a favor da proposta irritou os ministros da Corte, que viram-no como uma “traição”.

A Gilmar, Moraes e Zanin, Lula afirmou que a PEC nunca teria sido levada para discussão em sua mesa e que só teria tomado conhecimento sobre o assunto já durante a votação.

Para auxiliares do presidente da República, os argumentos apresentados pelo petista acalmaram os ministrosa do STF. “Eles saíram calmos do jantar”, disse um ministro de Lula à coluna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?