metropoles.com

Lula vai abordar situação de Gaza durante a Celac

Lula deve aproveitar reunião da Celac nesta sexta-feira (1º/3) para reforçar críticas ao governo de Benjamin Netanyahu após ataque em Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem colorida do presidente Lula em discurso na Guiana - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em discurso na Guiana - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Lula pretende aproveitar a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) nesta sexta-feira (1º/3) para criticar novamente a morte de civis palestinos na Faixa de Gaza por Israel.

O governo brasileiro decidiu subir ainda mais o tom contra o governo israelense após o ataque dessa quinta-feira (29/2) em Gaza, quando forças de Israel teriam matado dezenas de palestinos enquanto buscavam comida.

Nesta sexta, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores já emitiu uma forte nota sobre o ataque, classificando a morte dos palestinos como “uma situação intolerável” e criticando o governo de Benjamin Netanyahu.

“O governo Netanyahu volta a mostrar, por ações e declarações, que a ação militar em Gaza não tem qualquer limite ético ou legal. E cabe à comunidade internacional dar um basta para, somente assim, evitar novas atrocidades. A cada dia de hesitação, mais inocentes morrerão”, diz a nota.

Na avaliação de um diplomata da cúpula do Itamaraty ouvido pela coluna, o ataque aos palestinos na quinta demonstra “a absoluta fragilidade da situação” e que é “urgente” o governo israelense aceitar um cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas em Gaza.

Segundo fontes do governo, Lula e o chanceler Mauro Vieira deverão manter na reunião da Celac o tom de fortes críticas a Netanyahu. A ideia é abordar o assunto tanto na reunião da comunidade, quanto em conversas bilaterais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?