Lula estuda remanejar ministros para acomodar Centrão no governo
Presidente Lula estuda remanejar alguns de seus atuais ministros para acomodar indicados pelo Centrão em pastas do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia fazer um remanejamento entre alguns de seus atuais ministros para acomodar indicados do Centrão no governo.
Uma das ideias em estudo seria transferir um ministro do PT ou da “cota pessoal de Lula” para o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável por comandar o Bolsa Família.
Hoje o ministério é comandado pelo petista Wellington Dias. O ministro, no entanto, tem sido alvo de reclamações do Centrão e do próprio presidente da República, como noticiou a coluna.
Lula, todavia, já deixou claro que não abre mão de ter alguém de sua estrita confiança no comando da pasta, o que foi lido como um recado de que não entregará o ministério ao Centrão.
A solução, então, seria substituir Wellington por outro nome do PT. Uma das opções avaliadas pelo presidente seria transferir Alexandre Padilha da Secretaria de Relações Institucionais para o Desenvolvimento Social.
A saída de Padilha, então, abriria espaço para Lula acomodar um nome indicado pelo PP ou pelo Republicanos à frente da articulação política do governo.
Dois deputados federais do Centrão despontam, atualmente, como cotados para virarem ministros de Lula. São eles: Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA).
Embora seja do Republicanos, partido que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, Costa Filho sempre foi alinhado a Lula. O pai dele foi líder do governo Dilma Rousseff na Câmara.
Já Fufuca é muito próximo ao presidente nacional do PP, senador e ex-ministro Ciro Nogueira (PI), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).