metropoles.com

Lula estava com “olhos vermelhos” em reunião, dizem parlamentares

Parlamentares que estiveram com Lula na segunda-feira (9/12), no Palácio do Planalto, relatam que presidente estava com “olhos vermelhos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Presidente Lula chora em discurso
1 de 1 Presidente Lula chora em discurso - Foto: Reprodução

Parlamentares que se reuniram com Lula no Palácio do Planalto, no fim da tarde da segunda-feira (9/12),  — antes, portanto, da cirurgia de emergência —, relatam que o presidente estava com os “olhos bem vermelhos” e “inquietação”.

Lula recebeu os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes do governo no Congresso Nacional para discutir como destravar a votação do pacote de corte de gastos antes do recesso.

4 imagens
O presidente precisou passar por cirurgia
Lula está internado no Sírio em São Paulo
Ele reclamou de dores de cabeça ao longo do dia
1 de 4

Luiz Inácio Lula da Silva

Reprodução
2 de 4

O presidente precisou passar por cirurgia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 4

Lula está internado no Sírio em São Paulo

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 4

Ele reclamou de dores de cabeça ao longo do dia

Reprodução/ Governo Federal

Um senador que esteve na reunião no Planalto disse que os olhos vermelhos de Lula durante o encontro chamavam bastante a atenção. Esse parlamentar diz ainda que “sentiu” o presidente muito inquieto, movimentando-se muito.

Como a coluna noticiou, Lula teve forte indisposição ao longo do expediente de trabalho na segunda. De acordo com ministros que estiveram com o petista ao longo do dia, o presidente estava “sonolento” e reclamou de dor de cabeça.

Lula chegou a pedir para ir embora mais cedo. Com os sintomas, a médica que acompanha o petista no Planalto, Ana Helena Germoglio, consultou o presidente e comunicou o estado de saúde dele ao cardiologista Roberto Kalil.

A ideia inicial seria Lula realizar exames mais completos somente nesta terça-feira (10/12). A dor de cabeça, contudo, persistiu, e Lula foi levado à unidade do Sírio Libanês em Brasília, onde fez uma tomografia.

Os exames apontaram a hemorragia e a necessidade de drenar o sangue. Nesse momento, então, foi tomada a decisão de transferi-lo para a unidade do Sírio Libanês em São Paulo, onde o petista foi operado de madrugada.

Lula teve hemorragia intracraniana

O primeiro boletim médico sobre o estado de saúde de Lula informa que ele teve “hemorragia intracraniana”, decorrente da queda que levou no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em 19 de outubro.

Segundo o boletim, o presidente foi submetido a uma “craniotomia para drenagem de hematoma”. “A cirurgia transcorreu sem intercorrências”, diz o informe dos médicos emitido na manhã desta terça-feira (10/12).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?