Lula escolhe novo chefe da Defensoria Pública da União
Presidente Lula bateu o martelo sobre indicação do novo defensor público-geral da União para mandato de dois anos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula decidiu indicar Igor Roque como novo chefe da Defensoria Pública da União (DPU) para o biênio 2023-2024. A indicação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/5), data em que se comemora o Dia do Defensor Público, e ainda precisa ser aprovada pelo Senado.
Roque foi o segundo mais votado na lista tríplice enviada pela DPU para escolha do presidente da República. Ele tinha o apoio do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e do coordenador do grupo Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho.
Clique aqui para ver a publicação no DOU.
Na última terça-feira (16/5), Roque e o defensor Leonardo Magalhães, terceiro mais votado da lista tríplice da DOU, foram sabatinados por Lula no Palácio do Planalto. Mais cedo na quinta-feira (18/5), a coluna já havia noticiado que Roque era o favorito para ser escolhido por Lula.
O primeiro colocado da lista da DPU era Daniel de Macedo. Ele chefiava o órgão até 2022 e chegou a ser indicado por Jair Bolsonaro para ser reconduzido ao cargo. Por ser considerado alinhado ao ex-presidente da República, contudo, sequer foi chamado para a sabatina feira por Lula no Planalto.