metropoles.com

Lula escolhe advogada para desembargadora do TRF-2

Presidente Lula escolheu uma advogada carioca como nova desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Lula escolheu a advogada Cláudia Franco como nova desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que tem competência sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A decisão do presidente, segundo apurou a ccoluna, foi comunicada à advogada pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, na tarde desta quinta-feira (14/11).

Na conversa, Messias afirmou a Cláudia Franco que Lula acredita que a nomeação da advogada, que é lésbica, representará um judiciário “mais diverso, inclusivo e equânime”.

A jurista compunha uma lista tríplice escolhida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e enviada para o presidente da República escolher um dos três nomes.

Além de Cláudia, estavam na lista os advogados Bruno Barata, apoiado pelo advogado Luiz Gustavo Bichara, e Alexandre Nogueira Alves, apoiado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

A vaga ganhou ainda mais relevância porque o escolhido por Lula atuará em uma câmara criminal da Corte, onde poderá julgar uma série de processos contra políticos fluminenses e capixabas.

Quem é a nova desembargadora do TRF-2

Cláudia Franco contava com apoio de grupos de esquerda. Entre eles, o Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas. Ela também contava com a simpatia do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

Como noticiou a coluna, a advogada já trabalhou no governo Jair Bolsonaro. Ela ocupou dois cargos importantes na estrutura do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

À época em que a advogada trabalhou no Jardim Botânico, o órgão era presidido pela bióloga Ana Lúcia Santoro. A bióloga assumiu o cargo após deixar o comando da Secretaria de Meio Ambiente no governo Wilson Witzel no Rio.

Ana Lúcia ficou no comando do Jardim Botânico até o final do governo Bolsonaro. Na sequência, foi nomeada como assessora do secretário de Transformação Digital do governo Cláudio Castro, José Mauro de Farias.

Farias é sócio de Cláudia Corrêa em um escritório de advocacia, como revelou o Metrópoles. No momento, contudo, ele está licenciado da banca em razão de sua atuação como secretário do governo do Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?