Lula escala ministro para se reunir com ucranianos em Lisboa
Com ameaças de protestos, presidente Lula escalou um de seus ministros para se reunir com ucranianos na embaixada do Brasil em Lisboa
atualizado
Compartilhar notícia
Lisboa — Em meio à repercussão negativa de suas recentes falas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente Lula escalou um de seus ministros para se reunir com ucranianos em Portugal.
Por ordem de Lula, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, terá um encontro com representantes da associação dos ucranianos nesta sexta-feira (21/4), na embaixada do Brasil em Lisboa.
Com a reunião, o governo Lula espera arrefecer possíveis protestos contra o petista em Portugal, por parte de ucranianos irritados com o presidente brasileiro.
Na semana passada, Lula voltou a afirmar que a Ucrânia também deve ser responsabilizada pela guerra. O petista ainda acusou a União Europeia e os Estados Unidos de não agirem pela paz.
Membro da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Portugal tem declarado apoio à Ucrânia, o que levou diversos políticos portugueses a condenarem as falas de Lula.
A expectativa é de que, durante o encontro com o ministro de Lula na embaixada, a comunidade ucraniana entregue uma carta aberta de repúdio as falas do presidente brasileiro.
Lula, como noticiou a coluna, quer usar a viagem a Portugal e Espanha para reiterar a imagem de independência do Brasil na guerra entre Rússia e Ucrânia e, assim, tentar desfazer o ruído de suas recentes falas.