metropoles.com

Lula emplaca mais um nome de sua confiança na cúpula da Petrobras

Ex-chefe da principal assessoria jurídica de Lula na Presidência tomou posse nesta semana como advogado-geral da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) - Metrópoles
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Lula emplacou nesta semana mais um nome de sua confiança na cúpula da Petrobras. Ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima assumiu o posto de advogado-geral da petrolífera.

Wellington tomou posse na estatal na quinta-feira (11/7), mesmo dia em que sua exoneração do cargo no Planalto foi publicada no Diário Oficial da União. Ele passará a morar no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa.

Como advogado-geral da Petrobras, Wellington trabalhará diretamente com a nova presidente da petrolífera, Magda Chambriard. Ele poderá participar das reuniões da diretoria executiva da estatal, sem direito a voto.

Ex-procurador-geral de Justiça da Bahia, o novo advogado-geral da Petrobras é ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele também se aproximou de Lula desde que assumiu a SAJ, em janeiro de 2023.

Quem Lula escolherá como substituto

Para o lugar de Wellington no comando Secretaria de Assuntos Jurídicos, Lula deve nomear o advogado Marcos Rogério de Souza, atual número 2 da SAJ, conforme a coluna noticiou em 14 de junho.

Filiado ao PT, Marcos Rogério tem boa relação com diversas lideranças petistas. Entre elas, a atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O advogado tem experiência no Congresso. Ele atuou, por exemplo, no gabinete da minoria do Senado em 2022, quando o líder era o então senador Jean Paul Prates (PT-RN), demitido recentemente da Petrobras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?