metropoles.com

Lula embarca para Argentina em busca de retomar relações com Mercosul

Lula embarca neste domingo (22/1) para uma visita de 4 dias à Argentina e ao Uruguai, na 1ª viagem internacional de seu terceiro governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Hotel InterContinental, região central de São Paulo. Na foto os dois sorriem para a imprensa na frente de suas cadeiras - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Hotel InterContinental, região central de São Paulo. Na foto os dois sorriem para a imprensa na frente de suas cadeiras - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Lula embarca, no início da noite deste domingo (22/1), para a primeira viagem internacional de seu terceiro governo. O petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão.

A primeira parada de Lula será em Buenos Aires, onde ele deve desembarcar ainda na noite do domingo. Os compromissos oficiais, no entanto, começam apenas na segunda-feira (23/1), quando o petista fará uma visita oficial ao presidente da Argentina, Alberto Fernández.

A agenda de Lula prevê uma reunião entre ele e Fernández, quando devem discutir cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia. A expectativa é de que os dois países assinem um acordo de cooperação técnica envolvendo a região da Antártida.

Na terça-feira (24/1), a agenda de Lula estará focada na reunião da VII Cúpula de Presidentes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A presença do petista marcará a volta do Brasil ao bloco, do qual o governo brasileiro estava afastado desde 2020, período que coincide com o governo Bolsonaro.

Ao final do encontro, os países participantes divulgarão a “Declaração de Buenos Aires”, com os pontos acordados durante a cúpula. O documento deve trazer uma manifestação conjunta em apoio à reclamação da Argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

Reuniões bilaterais

À margem da Celac, Lula deve ter reuniões bilaterais com líderes de outros países. Como noticiou a coluna, estão previstos encontros com os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além do diretor-geral da FAO, QU Dongyu.

“Vai ser uma visita com dimensão claramente política”, afirma o secretário de Américas do Itamaraty, embaixador Michel Arslanian Neto, ponderando que a viagem de Lula não deve ter acordos práticos, pois será realizada após apenas três semanas do início do novo governo.

O secretário ressalta que a escolha pela Argentina e pelo Uruguai como primeiro destino internacional de Lula é “significativa” da importância que o presidente brasileiro pretende dar ao Mercosul, bloco escanteado pela gestão Bolsonaro. “Marca um contraste com o período que precede”, diz Arslanian.

O ditador venezuelano Nicolás Maduro cumprimenta Lula
Lula deve ter reunião bilateral com presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante viagem à Argentina

Uruguai

Lula embarcará para Montevidéu na manhã da quarta-feira (25/1) e ficará apenas um dia na cidade. A agenda prevê encontros com o atual presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, identificado como um político de centro-direita, e com o ex-presidente José Mujica.

Veja a previsão de agenda de Lula:

Domingo (22/1)

– Lula deve chegar a Buenos Aires à noite e será recebido pelo chanceler argentino, Santiano Cafiero.

Segunda-feira (23/1)

– As 10h30, Lula cumprirá a tradição de homenagear com flores o general José Francisco de San Martín y Matorras, na praça com o mesmo nome, em Buenos Aires;
– Em seguida, irá até a Casa Rosada, sede do governo argentino, para uma reunião com o presidente Alberto Fernández;
– Após a reunião, Lula e Fernández firmarão uma série de acordos para cooperação e, em seguida, darão uma declaração conjunta à imprensa;
– Está programado um almoço para as comitivas às 15h;
– Lula e Fernández ainda participarão da abertura de um encontro com empresários brasileiros e argentinos;
– Às 19h, os presidentes irão ao Centro Cultural Kirchner (CCK) para o “Concierto de la Hermandad Argentino Brasileña”. Será também inaugurada uma mostra fotográfica de Ricardo Stucker, o fotógrafo de Lula.

Terça-feira (24/1)

– Lula participa da cúpula da Celac;
– Após a reunião da Celac, Lula deve ter reuniões bilaterais.

Quarta-feira (25/1)

– Lula deixa a Argentina pela manhã e embarca para Montevidéu, capital do Uruguai.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?