Lula e Tebet não se falam desde a eleição
Última vez que Lula e Simone Tebet se falaram foi no dia do segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
Cotada para ser ministra do Desenvolvimento Social do novo governo Lula, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) não fala pessoalmente com o presidente eleito há mais de um mês.
Segundo aliados de ambos, a última vez que eles conversaram foi no dia do segundo turno, em 30 de outubro, quando Tebet foi ao hotel onde Lula comemorou a vitória, em São Paulo.
Em novembro, o presidente eleito chegou a receber parlamentares e governadores do MDB na sede da transição, em Brasília. A senadora, porém, não participou da conversa.
A emedebista, no entanto, segue mantendo contato com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), com o qual ela já conversou algumas vezes nas últimas semanas.
Sem climão
Apesar da ausência de conversas, aliados negam “climão” entre Lula e Tebet. A senadora trabalhou normalmente na transição e, inclusive, ajudou a articular a aprovação da PEC da Transição no Senado.
“A hora é de ele [Lula] falar com partidos. E foi o que fez”, afirmou à coluna um interlocutor de Tebet, a qual não compareceu à diplomação do presidente eleito, na segunda-feira (12/12), em Brasília.
Nos bastidores, há resistência do PT em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa Bolsa Família, à senadora sul-mato-grossense.
O argumento de lideranças petistas é que seria um erro político entregar uma pasta estratégica a uma possível adversária do PT nas próximas eleições presidenciais, em 2026.