Lula é alvo de protestos organizados pela extrema direita em Lisboa
Manifestantes ligados ao Chega, partido de extrema direita, realizam protesto contra presidente Lula nos arredores da Assembleia de Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
Lisboa — Manifestantes ligados ao Chega, partido de extrema direita em Portugal, realizaram protesto contra o presidente Lula na manhã desta terça-feira (25/4), em Lisboa.
O ato aconteceu nas imediações da Assembleia da República da Portugal, onde o petista foi recebido em sessão solene e discursou por volta das 10h30 (6h30 no Brasil).
Os manifestantes seguravam cartazes com frases como “Lugar de ladrão é na prisão” e “Tolerância Zero à Corrupção”. A polícia não divulgou uma estimativa de presentes no local.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é alvo de protestos durante evento em Portugal.
Gritos de “Fora, Lula” foram captados na transmissão da Assembleia da República Portuguesa.
Apoiadores do presidente brasileiro, em menor número, também se manifestaram anteriormente. pic.twitter.com/iDIxGENd0i
— Metrópoles (@Metropoles) April 25, 2023
Também havia manifestantes favoráveis a Lula do lado de fora da Assembleia da República. A maioria vestia camiseta vermelha, em alusão à cor da bandeira do PT.
Dentro do plenário do parlamento, 12 deputados do Chega e do Iniciativa Liberal, partido de direita, também realizaram protestos contra Lula durante a sessão.
Os parlamentares ergueram cartazes com frase como “Chega de Corrupção” e “Lugar de Ladrão é no Brasil”. Alguns deles também empunhavam bandeiras da Ucrânia.
Veja vídeo com protesto de parlamentares:
Deputados portugueses de extrema direita protestam durante discurso do presidente Lula no plenário da Assembleia da República. Petista teve interromper a fala em determinado momento, quando foi aplaudido pelos demais presentes. @Metropoles pic.twitter.com/2MDExzEqcZ
— Igor Gadelha (@igorgadelham) April 25, 2023
Revolução dos Cravos
A visita de Lula à Assembleia coincide com as comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, movimento político que depôs um regime ditatorial que vigorava no país, abrindo as portas para a volta da democracia.
A data, por si só, já movimenta a cidade. Inicialmente, Lula participaria da sessão oficial da Assembleia da República em que a Revolução dos Cravos será comemorada.
Após protestos de deputados portugueses da direita e extrema direita, a participação do petista foi cancelada, e ele marcou presença em uma sessão solene de recepção exclusiva.
Presidente Lula participa de sessão solene na Assembleia da República de Portugal. Evento acontece no mesmo dia em que se comemora aniversário da Revolução dos Cravos. Do lado de fora, manifestantes ligados à sigla de extrema direita protestam contra o petista. @Metropoles pic.twitter.com/C5kslV15No
— Igor Gadelha (@igorgadelham) April 25, 2023
Da Assembleia, Lula seguirá diretamente para Madri, onde participará de um fórum com empresários ainda na terça. Na quarta-feira (26/6), ele terá encontros com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, e com o rei Felipe VI.