metropoles.com

Lula deve se reunir com cotados para PGR nesta semana

Expectativa é de que Lula se reúna com cotados para PGR na terça (12/9) e quarta-feira (13/9) e anuncie escolhido na quinta-feira (14/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Lula deve se reunir nesta semana com os nomes mais cotados para serem indicados por ele para suceder Augusto Aras no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo auxiliares presidenciais, as conversas devem ocorrer na terça-feira (12/9) e quarta-feira (13/9). Se tudo ocorrer como o esperado, a expectativa é que Lula anuncie sua indicação na quinta-feira (14/9).

O petista chega a Brasília da viagem à Índia no final da noite de segunda-feira (11/9). Na quinta, ele embarca novamente para Cuba e a Nova York, onde participará da Assembleia-Geral da ONU.

Mais cotados

Hoje, os dois mais cotados para a PGR são os subprocuradores Paulo Gonet e Antonio Carlos Bigonha. O primeiro tem apoio de ministros influentes do STF como Gilmar Mendes. O segundo é o nome preferido de petistas.

Por fora, corre ainda o subprocurador Mário Bonságlia. Ele é o único que figura na lista tríplice elaborada pela categoria e enviada para Lula. O presidente, porém, não se comprometeu em seguir a lista.

Antes de se reunir com Lula, Gonet, Bigonha e Bonságlia tiveram reuniões com ministros do governo há alguns dias. Entre eles, com Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Conforme a coluna noticiou no início de agosto, Lula avisou aliados que escolheria o sucessor de Aras antes do substituto da ministra Rosa Weber no STF. O mandato de Aras se encerra em 26 de setembro.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?