Lula deve se reunir com cotados para PGR nesta semana
Expectativa é de que Lula se reúna com cotados para PGR na terça (12/9) e quarta-feira (13/9) e anuncie escolhido na quinta-feira (14/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula deve se reunir nesta semana com os nomes mais cotados para serem indicados por ele para suceder Augusto Aras no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo auxiliares presidenciais, as conversas devem ocorrer na terça-feira (12/9) e quarta-feira (13/9). Se tudo ocorrer como o esperado, a expectativa é que Lula anuncie sua indicação na quinta-feira (14/9).
O petista chega a Brasília da viagem à Índia no final da noite de segunda-feira (11/9). Na quinta, ele embarca novamente para Cuba e a Nova York, onde participará da Assembleia-Geral da ONU.
Mais cotados
Hoje, os dois mais cotados para a PGR são os subprocuradores Paulo Gonet e Antonio Carlos Bigonha. O primeiro tem apoio de ministros influentes do STF como Gilmar Mendes. O segundo é o nome preferido de petistas.
Por fora, corre ainda o subprocurador Mário Bonságlia. Ele é o único que figura na lista tríplice elaborada pela categoria e enviada para Lula. O presidente, porém, não se comprometeu em seguir a lista.
Antes de se reunir com Lula, Gonet, Bigonha e Bonságlia tiveram reuniões com ministros do governo há alguns dias. Entre eles, com Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Conforme a coluna noticiou no início de agosto, Lula avisou aliados que escolheria o sucessor de Aras antes do substituto da ministra Rosa Weber no STF. O mandato de Aras se encerra em 26 de setembro.