Lula deve nomear novo chefe da DPU na sexta; saiba quem é o favorito
Presidente Lula quer nomear novo chefe da Defensoria Pública da União (DPU) na sexta-feira (19/5), Dia do Defensor Público
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula pretende nomear o novo chefe da Defensoria Pública da União (DPU) nesta sexta-feira, 19 de maio. A data foi escolhida pelo simbolismo de ser o Dia do Defensor Público.
Na terça-feira (16/5), Lula sabatinou dois candidatos à vaga: Igor Roque e Leonardo Magalhães. A sabatina ocorreu no Palácio do Planalto e contou com as presenças dos ministros Jorge Messias (AGU) e Flávio Dino (Justiça).
Segundo apurou a coluna, o favorito para ser escolhido pelo presidente da República é Igor Roque. Ele foi o segundo mais bem votado da lista tríplice enviada pela categoria ao Palácio do Planalto.
Os principais “padrinhos” da nomeação de Igor são o ministro da AGU e o coordenador do grupo Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal de Lula. Já Leonardo, terceiro mais votado da lista, tem a preferência de Dino.
O primeiro colocado da lista da DPU é Daniel de Macedo. Ele chefiava o órgão até então e chegou a ser indicado por Jair Bolsonaro para ser reconduzido. Pelo alinhamento com o ex-presidente, porém, sequer foi chamado para sabatina feira por Lula.