Lula deve começar a despachar do Planalto nesta semana
Presidente Lula deve começar a trabalhar do Palácio do Planalto ainda nesta semana, após ajustes no gabinete presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve começar a despachar do Palácio do Planalto ainda nesta semana, a primeira de seu terceiro mandato, de acordo com auxiliares do petista.
Na segunda-feira (2/1), primeiro dia útil do novo governo Lula, o gabinete presidencial no terceiro andar do Planalto passou por limpeza e troca de parte do mobiliário.
Como mostrou a coluna, ao menos dois móveis que eram usados por Jair Bolsonaro foram substituídos: a mesa principal onde o agora ex-presidente despachava e uma mesa de centro.
Funcionários do Palácio do Planalto também retiraram o tapete sob o qual ficava a mesa principal de trabalho de Bolsonaro, para que o piso do gabinete presidencial fosse limpo.
Nos próximos dias, o gabinete deve passar por uma varredura a ser feita pela equipe de segurança de Lula. Entre aliados do presidente, há um temor de que Bolsonaro tenha deixado escutas.
Enquanto sua sala é preparada, Lula despachará do hotel onde está hospedado em Brasília. Na segunda, o presidente também usou o Palácio do Itamaraty para receber autoridades estrangeiras.
Configuração de 2010
Segundo auxiliares, Lula pediu que a configuração dos gabinetes de ministros palacianos fosse a mesma de 2010, último ano de seu segundo mandato como presidente da República.
Dessa forma, a Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência devem ficar do lado direito do quarto andar do Planalto e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), no lado esquerdo.
Na gestão Bolsonaro, a Casa Civil e a Secretaria de Governo (equivalente da SRI) ficavam do mesmo lado, no quarto andar, separadas da Secretaria-Geral da Presidência, que ficava no lado oposto.
Gabinete de Janja
Lula também pediu para que auxiliares reservassem uma sala para a primeira-dama, Janja, próximo ao gabinete presidencial, no terceiro andar. A sala de Janja terá vista para a Praça dos Três Poderes.