Lula desiste de criar pasta e promete reforma ministerial nesta semana
Lula indicou para auxiliares que pretende anunciar nesta semana reforma ministerial que marcará entrada do PP e do Republicanos no governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula indicou a auxiliares, nesta segunda-feira (4/9, que pretende anunciar ainda nesta semana a minirreforma ministerial que marcará a entrada de PP e Republicanos no governo.
O assunto foi discutido pelo petista com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secom) em reunião no início da tarde de segunda, no Palácio do Planalto.
Segundo auxiliares, Lula desistiu da ideia de recriar o Ministério da Pequena e Média Empresa. A área hoje está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comadado por Geraldo Alckmin.
A tendência é que o PP seja contemplado com o Ministério do Esporte, hoje chefiado por Ana Moser (sem partido). Já o Republicanos deve ficar com Portos e Aeroportos, atualmente comandado por Márcio França (PSB).
Lula sinalizou que chamará os ministros afetados pelas mudanças para conversar até a terça-feira (5/9). Na sequência, ele deve conversar com os nomes indicados por Republicanos e PP para virarem ministros.
Como vem mostrando a coluna, as duas legendas indicaram para assumir ministérios no governo Lula os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-AM).
E a Caixa?
Ministros palacianos dizem que, por ora, Lula ainda não deve anunciar mudança na presidência dá Caixa Econômica Federal. O PP espera emplacar a ex-deputada Margarete Coelho no cargo.