metropoles.com

Lula define ministra da Saúde e dá secretaria da pasta ao PCdoB

Lula deve confirmar Nísia Trindade para o Ministério da Saúde e dar secretaria para Nésio Fernandes, dirigente do PCdoB e secretário no ES

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente eleito Lula bateu o martelo e escolheu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, como sua futura ministra da Saúde. A escolha, dada como certa nos bastidores há semanas, deve ser feita até sexta-feira (23/12).

Já está decidido também que ela ganhará a companhia de um dirigente do PCdoB para uma das principais secretarias da pasta. Nésio Fernandes, atual presidente do Conass e secretário de Saúde do Espírito Santo, será nomeado para a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) .

Ele chega à secretaria após Adriano Massuda, médico sanitarista e professor da FGV, declinar do convite para assumir a SAPS. Fernandes é filiado ao PCdoB e atua no governo de Renato Casagrande desde 2019.

Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde e integra a equipe de transição de Lula. Ele é formado em Cuba e revalidou seu diploma no Brasil, fato que o fez ser alvo da oposição ao governo de Casagrande na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A secretaria de Atenção Primária à Saúde é responsável, por exemplo, pela Estratégia de Saúde da Família e por criar políticas para ramos específicos da população, como como crianças, adolescentes, mulheres, homens e pessoas idosas. Além da prevenção a doenças crônicas, tabagismo e alcoolismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?