metropoles.com

Lula define em almoço mais um candidato do PT ao Senado

Senador Humberto Costa encontra ex-presidente Lula nesta sexta-feira (4/2) para discutir o nome do PT ao Senado por Pernambuco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Humberto Costa e Lula
1 de 1 Humberto Costa e Lula - Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Humberto Costa (PT-PE) almoça com o ex-presidente Lula nesta sexta-feira (4/2), em São Paulo. No cardápio, tentar fechar o nome que o PT indicará para disputar o Senado este ano na chapa encabeçada pelo PSB em Pernambuco.

Em reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) nessa quinta-feira (3/2), Lula fechou acordo para o PT retirar a candidatura de Humberto Costa ao governo do estado e apoiar um nome do PSB na disputa. O candidato a governador deve ser o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE).

Em troca, o PT ficará com a vaga ao Senado na chapa majoritária. Hoje, dois petistas disputam: os deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes. Costa e dirigentes do PSB defendem o nome de Veras, por avaliar que Marília traria problemas para a aliança com os pessebistas.

Nas eleições municipais de 2020, Marília travou disputa agressiva contra o PSB, que derrotou a petista e elegeu João Campos (PSB) como prefeito do Recife. A deputada é prima do atual prefeito, o que não impediu que os dois trocassem ofensas na campanha.

Para convencer Marília a desistir do Senado, dirigentes do PT oferecem um “investimento” na campanha dela à reeleição para a Câmara. O objetivo seria garantir votação expressiva que dê visibilidade para ela tentar a Prefeitura do Recife novamente em 2024.

Uma das preocupações da deputada este ano é com a candidatura de outro primo: Pedro Campos, irmão de João Campos. Com o apoio do prefeito, Pedro deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Pernambuco. Marília quer ter votação maior que a do primo.

A concessão do PT ao PSB faz parte da negociação para uma aliança nacional em torno da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Para fechar o acordo, porém, falta ainda resolver um impasse em São Paulo, onde as duas siglas querem ter candidato ao governo do estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?