metropoles.com

Lula convoca reunião de emergência sobre tentativa de golpe na Bolívia

Presidente Lula chamou reunião de emergência no Planalto, nesta quarta-feira, para discutir reação à tentativa de golpe militar na Bolívia

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Lula convocou auxiliares para uma reunião de emergência no final da tarde desta quarta-feira (26/6), no Palácio do Planalto, para discutir uma reação do Brasil à tentativa de golpe militar na Bolívia.

Participam da reunião com o petista o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, e o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria internacional da Presidência.

Mais cedo, o atual presidente boliviano, Luiz Arce, denunciou nas redes sociais “movimentações irregulares” do Exército. A tentativa de golpe foi confirmada pelo general Juan José Zúñiga em entrevista à imprensa local.

Neste momento, militares do Exército boliviano tomam a Praça Murillo, no centro da capital La Paz. É nessa praça onde está localizado o Palácio Quemado, uma das sedes do governo da Bolívia.

Lula pede informações

Antes da reunião de emergência  no Planalto, Lula afirmou à imprensa que tinha pedido para o chanceler Mauro Vieira entrar em contato com autoridades da Bolívia para checar o que está acontencendo no país vizinho.

“Pedi para o ministro Mauro ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, ligar para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza, para a gente poder ter uma posição. Como sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou o petista à imprensa durante visita a uma exposição de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola-Novo PAC.

Viagem de Lula à Bolívia é incerta

Lula, como revelou a coluna, pretendia fazer uma visita à cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no dia 9 de julho. Após a tensão no país, auxiliares do petista dizem que a viagem pode não ocorrer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?