Lula convoca novas conversas com partidos para definir ministérios
Presidente eleito, Lula chamou partidos para novas conversas, com objetivo de avançar na definição dos espaços no futuro governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito, Lula, convocou partidos para uma nova rodada de conversas nesta semana, após sua diplomação no TSE. O objetivo é avançar nas negociações sobre os espaços que essas legendas terão no novo governo.
Segundo apurou a coluna, o petista deve conversar novamente, nos próximos dias, com lideranças de partidos, como MDB, PDT, PSD e Solidariedade.
Aliados recomendaram a Lula que espere a votação da PEC da Transição na Câmara para oficializar os escolhidos.
A avaliação é de que, dessa forma, o petista pode usar a negociação de espaços no governo como poder de barganha para conseguir os 308 votos necessários para aprovar a proposta na Casa.
Reivindicação
A maioria desses partidos reivindica mais de um ministério. O PSD, por exemplo, quer duas pastas. Entre os cotados estão o deputado federal Pedro Paulo (RJ) e os senadores Carlos Fávaro (MT) e Alexandre Silveira (MG).
O MDB também quer dois ministérios, além do espaço que será dado à senadora Simone Tebet (MS). A sigla vai se reunir na quarta-feira (14/12) para debater a participação no governo Lula.
Até o momento, Lula anunciou apenas ministros considerados da sua cota pessoal. São eles: Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça) e Mauro Vieira (Itamaraty).