Lula convoca ministros para discutir situação de general do GSI
Lula convocou ministros nesta quarta-feira (19/4) para discutir situação do ministro do GSI, Gonçalves Dias
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula convocou ministros do governo para uma reunião de emergência na tarde desta quarta-feira (19/4), no Palácio do Planalto. O objetivo do encontro é discutir a situação do ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias.
Segundo apurou a coluna, estão reunidos com Lula ao menos três ministros do governo; são eles: Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
A permanência de Dias no cargo passou a ser questionada após a CNN Brasil revelar, nesta quarta, imagens que mostram o general andando ao lado dos golpistas no dia da invasão ao Planalto, em 8 de janeiro.
Como mostrou a coluna, a Polícia Federal já analisou as imagens em que Gonçalves Dias aparece no Palácio de Planalto no momento das invasões aos Três Poderes. Entretanto, ainda não foi definida a data para ouvir o ministro.
Em janeiro, a coluna revelou que a cúpula do GSI admitiu não ter demitido servidores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro antes das invasões golpistas ocorridas no domingo (8/1) em Brasília.
No Congresso, a revelação das imagens do ministro de Lula andando ao lado de golpistas deu força para oposição ao governo. Bolsonaristas estão reforçando o pedido para que a CPMI do dia 8 de janeiro seja instalada o quanto antes.
Além disso, a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou uma convocação de Dias, após o ministro faltar em sessão do colegiado nesta quarta, alegando problemas de saúde.