Lula convida Pacheco para discutir a relação
Presidente Lula convidou presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para reunião na noite desta quinta-feira (2/5), em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula convidou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma reunião na noite desta quinta-feira (2/5), em Brasília. O encontro deve ocorrer no Palácio do Planalto.
A conversa acontecerá em meio ao embate entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a prorrogação da desoneração de impostos da folha de pagamento.
Pacheco ficou irritado com a decisão do governo de recorrer ao STF para suspender trechos da lei que prorrogou até 2027 a desoneração da folha de prefeituras e empresas.
O pedido acabou atendido pelo ministro Cristiano Zanin, indicado por Lula à Corte, e foi referendado pela maioria do plenário do Supremo. O presidente do Senado, por sua vez, apresentou recurso.
Entenda o imbróglio
Em agosto de 2023, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei prorrogando a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até o ano de 2027.
Lula, porém, vetou integralmente o texto. O veto acabou derrubado pelo Congresso no início de dezembro. Em resposta, o governo enviou uma MP prevendo novamente o fim da desoneração.
Os congressistas mais uma vez reclamaram com o governo, que enviou, já este ano, uma nova medida provisória revogando as anteriores e dando um prazo para o tema ser discutido por meio de projeto de lei.
Desde então, Congresso e governo não chegaram a um entendimento sobre o assunto, o que levou o Executivo a acionar o STF pedindo para suspender trecho da lei em vigor que prorrogava a desoneração.