Lula convida governadores para acompanhá-lo na viagem à China
Ao menos três governadores do Nordeste foram convidados para integrar comitiva de Lula à China, mas há possibilidade de novos convites
atualizado
Compartilhar notícia
Além de ministros, deputados federais, senadores e empresários, o presidente Lula convidou governadores de Estado para o acompanharem na viagem oficial à China, no final de março.
Ao menos três governadores já foram chamados: o do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e o do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
Os três governadores foram convidados em razão de seus estados serem alvos de possíveis negócios com a China. No Maranhão, por exemplo, os chineses têm interesse em uma refinaria.
Já no Ceará, a China tem interesses relacionados a parques eólicos. Na Bahia, a negociação é para que uma antiga planta da Ford seja destinada a uma montadora chinesa.
Auxiliares presidenciais ressaltam, no entanto, que outros governadores poderão ser convidados para integrar a concorrida comitiva de Lula, que embarcará para Pequim no final da próxima semana.
Como mostrou a coluna, Lula já convidou ao menos 20 deputados e sete senadores, incluindo aí parlamentares de partidos de oposição ao governo. Entre eles, PP, Podemos e PSDB.