metropoles.com

Lula chama protestos contra ele em Lisboa de “papelão” e “cena de ridículo”

Manifestantes ligados ao Chega, partido de extrema direita, protestaram contra o presidente Lula nos arredores da Assembleia de Portugal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Lisboa e Brasília — O presidente Lula classificou os protestos contra ele nesta terça-feira (25/4), em Lisboa, como uma “cena de ridículo”, organizados por quem quer “aparecer”.

Deputados e manifestantes ligados ao Chega, partido de extrema direita em Portugal, realizaram atos contra o petista durante visita dele à Assembleia da República de Portugal.

“É a coisa mais natural da democracia. Mas eu, às vezes, lamento porque as pessoas, quando não têm uma coisa boa para fazer e aparecer, elas fazem essa cena de ridículo”, declarou o mandatário brasileiro à RTP, emissora portuguesa, após a sessão no parlamento.

“Eu sinceramente não sei como essas pessoas vão chegar em casa e olhar para os filhos, para os pais, e falar que vieram à Assembleia participar de um evento, praticamente em homenagem à Revolução dos Cravos, porque foi para isso que eu vim aqui, a convite do presidente [Marcelo] Rebelo, mas quem faz política está acostumado a isso.”

O ato aconteceu nas imediações da Assembleia da República de Portugal, onde o petista foi recebido em sessão solene e discursou por volta das 10h30 (6h30 no Brasil).

Os participantes do protesto seguravam cartazes com frases como “Lugar de ladrão é na prisão” e “Tolerância zero à corrupção”. A polícia não divulgou uma estimativa de presentes no local.

Também havia manifestantes favoráveis a Lula do lado de fora da Assembleia da República. A maioria vestia camiseta vermelha, em alusão à cor da bandeira do PT.

“Eu acho que essas pessoas quando voltarem pra casa e deitarem a cabeça no travesseiro vão falar: ‘que papelão nós fizemos'”, finalizou.

Veja imagens:

Protestos no parlamento

Dentro do plenário do parlamento, 12 deputados do Chega e do Iniciativa Liberal, partido de direita, também realizaram protestos contra Lula durante a sessão.

Os parlamentares ergueram cartazes com frase como “Chega de Corrupção” e “Lugar de Ladrão é no Brasil”. Alguns deles também empunhavam bandeiras da Ucrânia.

Lula condena “violação territorial” da Ucrânia durante sessão tumultuada em Lisboa

Revolução dos Cravos

A visita de Lula à Assembleia coincide com as comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, movimento político que depôs um regime ditatorial que vigorava no país, abrindo as portas para a volta da democracia.

A data, por si só, já movimenta a cidade. Inicialmente, Lula participaria da sessão oficial da Assembleia da República em que a Revolução dos Cravos será comemorada.

Após protestos de deputados portugueses da direita e extrema direita, a participação do petista foi cancelada, e ele marcou presença em uma sessão solene de recepção exclusiva.

Da Assembleia, Lula seguirá diretamente para Madri, onde participará de um fórum com empresários ainda na terça. Na quarta-feira (26/6), ele terá encontros com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, e com o rei Felipe VI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?