metropoles.com

Lula define um celular para falar com Lira diretamente

Presidente Lula recebeu presidente da Câmara, Arthur Lira, na sexta-feira (9/2), no Palácio da Alvorada para discutir a relação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida de Arthur Lira conversando com Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Arthur Lira conversando com Lula - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na reunião que tiveram nesta sexta-feira (9/2) no Palácio da Alvorada, o presidente Lula prometeu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um canal direto de diálogo.

Como não tem celular próprio, Lula definiu que seu contato com Lira será feito por meio do telefone do capitão reformado do Exército Valmir Moraes da Silva, ajudante de ordens do petista.

Durante a reunião, o presidente da República, inclusive, chamou Moraes até a sala e o apresentou a Lira, ordenando que, sempre que o deputado ligar, o segurança deverá avisar a Lula.

O presidente da República também disse a Lira ter autorizado o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a continuar sendo a ponte institucional entre o Palácio do Planalto e Câmara.

A função, em tese, deveria ser do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira, porém, é crítico de Padilha e já cobrou, inclusive, a demissão do ministro, o que Lula resiste.

“Está zerado”

Na reunião no Alvorada, Lula e Lira lavaram a roupa suja. O deputado teria exposto ao petista sua insatisfação com o que considera descumprimento de acordos do governo na liberação de emendas parlamentares.

O presidente da República, por sua vez, indagou Lira sobre o duro discurso que o deputado fez na sessão de abertura do ano legislativo na segunda-feira (5/2), no Congresso Nacional.

Após a lavagem de roupa suja, tanto Lula quanto Lira disseram a interlocutores que o encontro selou a paz entre eles. “Está zerado”, disse o presidente da Câmara a aliados.

Iniciativa do encontro

A iniciativa para o encontro partiu de Lula. Como antecipou a coluna, o petista queria conversar com Lira antes do Carnaval. Do contrário, a reunião ficaria para o final de fevereiro.

Isso porque ambos viajarão no Carnaval. Lula embarca na terça-feira (13/2) para a África, de onde só deve retornar na penúltima semana de fevereiro. Já Lira viajou ainda na sexta para Salvador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?