Lula bate o martelo sobre substituto de Heleno no GSI
Lula decidiu nomear general que atuou em sua segurança como novo ministro do GSI, pasta atualmente comandada pelo general Augusto Heleno
atualizado
Compartilhar notícia
O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias será o novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência no governo Lula. O cargo hoje é ocupado pelo também general aposentado Augusto Heleno, que tem protagonizado discursos com teor golpista.
G. Dias, como é chamado, atuou na segurança pessoal de Lula no primeiro mandato do petista, quando o militar ainda era major. Posteriormente, ele foi chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a qual o promoveu ao posto de general.
Durante a campanha eleitoral deste ano, a empresa de segurança do militar foi contratada pelo PT para auxiliar na montagem dos eventos que o então candidato Lula participou. Após a eleição, Dias foi indicado para integrar a equipe de transição, na área de inteligência estratégica.
Ministério do Esporte
Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), também definiram que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser será a futura ministra dos Esportes. Moser estava na equipe de transição do governo. Os nomes dela e do general Gonçalves Dias devem ser anunciados nesta quinta-feira (21/12).