Lula avalia passar no Uruguai na volta da viagem à Argentina
Presidente Lula cogita fazer uma parada em Montevidéo, no Uruguai, no retorno da viagem à Argentina, em janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula avalia fazer uma parada em Montevidéo, capital do Uruguai, na volta da viagem à Argentina que fará na penúltima semana de janeiro.
O convite para a visita foi feito pelo presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e tende a ser aceito por Lula, de acordo com auxiliares do petista na área internacional.
Lula deve embarcar para Buenos Aires em 22 de janeiro. A primeira agenda será um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, no dia 23.
Em 24 de janeiro, está prevista a participação do presidente brasileiro na cúpula dos chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Conselho
Os assessores de Lula recomendaram que o presidente faça a parada no Uruguai, principalmente porque o país vem sendo assediado por outras nações para diversos acordos bilaterais.
Auxiliares alertaram Lula que a relação com o Uruguai precisa ser fortalecida para uma sintonia mais fina dentro do contexto do Mercosul.
Um dos objetivo das conversas bilaterais com Argentina e Uruguai neste mesmo é acertar os ponteiros para dar andamento ao tratado com a União Europeia, travado desde o início do governo Jair Bolsonaro.