Lula assinará acordo para Embraer produzir Super Tucano em Portugal
Em Lisboa, Lula assinará acordo para permitir produção da aeronave de defesa “Super Tucano” pela Embraer em parceria com a portuguesa Ogma
atualizado
Compartilhar notícia
Lisboa — O presidente Lula formalizará, durante sua viagem a Lisboa, um acordo para permitir a produção do avião de defesa “Super Tucano” em Portugal, por meio de uma parceria entre a Embraer e a portuguesa Ogma.
A informação foi confirmada à coluna pelos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Ambos acompanham o presidente na viagem a Portugal.
Segundo Múcio, as aeronaves serão fabricadas seguindo os padrões da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar da qual Portugal faz parte, o que não acontece no Brasil.
Dessa forma, a Embraer deve ampliar sua capacidade de vender aviões de defesa para países membros da Otan, bloco que hoje está majoriatamente ao lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Lula, inclusive, deve fazer uma visita à Ogma na segunda-feira (23/4). A empresa atualmente já tem uma parceria com a Embraer para a produção do cargeiro KC 390.
O “Super Tucano” é um avião turboélice de ataque leve e treinamento avançado que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é produzido em solo brasileiro e nos Estados Unidos.