metropoles.com

Lula antecipa sanção de projeto do Mover e da “taxação das blusinhas”

Presidente Lula decidiu antecipar para quinta-feira (27/6) a sanção do projeto que cria o Mover e retoma taxação de compras abaixo de US$ 50

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva segura uma pasta vermelha durante evento de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva segura uma pasta vermelha durante evento de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Lula decidiu antecipar para esta semana a sanção do projeto de lei que cria o programa automotivo “Mover” e que retoma a taxação de compras internacionais online abaixo de US$ 50.

Na semana passada, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tinha afirmado que a proposta seria sancionada no dia 2 de julho.

Em encontro com Alckmin na terça-feira (25/6), porém, Lula decidiu antecipar a sanção para a quinta-feira (27/6), para aproveitar a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

A ideia do presidente é sancionar a proposta durante a reunião do Conselhão, que tem entre seus membros vários empresários e integrantes de entidades da sociedade civil.

Lula deve vetar alguns trechos do projeto

Segundo fontes do governo federal que acompanham o tema, a expectiva é de que o presidente da República vete alguns trechos do texto aprovado pelo Congresso Nacional relacionados ao Mover.

Em relação à “taxação das blusinhas”, o presidente deve seguir acordo firmado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e sancionar o texto aprovado pelos deputados federais e senadores.

O que prevê o projeto

O projeto do Mover visa ampliar as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimular a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade.

Um dos objetivos do novo programa, que substituirá o antigo “Rota 2030”, é o incentivo à descarbonização, ao promover combustíveis alternativos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?