metropoles.com

Lula almoça com Gleisi para discutir indicações ao STF e à PGR

Presidente Lula almoçou com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na quinta-feira (14/9), para discutir indicações ao STF e à PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Antoine/Estadão
Lula e Gleisi Hoffmann
1 de 1 Lula e Gleisi Hoffmann - Foto: Nelson Antoine/Estadão

O presidente Lula almoçou nesta quinta-feira (14/9) com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e não foi registrado na agenda oficial do petista.

A principal pauta da conversa foram as próximas indicações que Lula fará para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a vaga da ministra Rosa Weber no STF.

A cúpula petista tem hoje dois candidatos favoritos para essas vagas. Para suceder Augusto Aras na PGR, a maioria do PT defende a indicação do subprocurador Antônio Carlos Bigonha.

Já para o STF, o preferido de lideranças petistas é o advogado-geral da União, Jorge Messias. O PT, no entanto, já começou a fazer os cálculos políticos para a eventual nomeação de outro candidato.

Caso Lula decida indicar ao Supremo o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), por exemplo, os petistas vão reivindicar ao presidente da República o comando do Ministério da Justiça.

Segundo apurou a coluna, Gleisi disse a Lula no almoço também ter simpatia pelo nome do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, outro cotado para a vaga de Rosa Weber.

Lula, por sua vez, afirmou à presidente do PT ainda não ter batido o martelo nem sobre PGR, nem sobre STF. O petista embarca na sexta-feira (15/9) para uma viagem de sete dias, que incluirá destinos como Cuba e Nova York.

Procurada pela coluna, Gleisi confirmou o almoço, mas negou ter conversado sobre STF e PGR. Segundo a dirigente, o encontro serviu para ela passar a Lula informes sobre as articulações do PT e negociações com outros partidos para as eleições de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?