Lula almoça com Gleisi para discutir indicações ao STF e à PGR
Presidente Lula almoçou com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na quinta-feira (14/9), para discutir indicações ao STF e à PGR
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula almoçou nesta quinta-feira (14/9) com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e não foi registrado na agenda oficial do petista.
A principal pauta da conversa foram as próximas indicações que Lula fará para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a vaga da ministra Rosa Weber no STF.
A cúpula petista tem hoje dois candidatos favoritos para essas vagas. Para suceder Augusto Aras na PGR, a maioria do PT defende a indicação do subprocurador Antônio Carlos Bigonha.
Já para o STF, o preferido de lideranças petistas é o advogado-geral da União, Jorge Messias. O PT, no entanto, já começou a fazer os cálculos políticos para a eventual nomeação de outro candidato.
Caso Lula decida indicar ao Supremo o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), por exemplo, os petistas vão reivindicar ao presidente da República o comando do Ministério da Justiça.
Segundo apurou a coluna, Gleisi disse a Lula no almoço também ter simpatia pelo nome do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, outro cotado para a vaga de Rosa Weber.
Lula, por sua vez, afirmou à presidente do PT ainda não ter batido o martelo nem sobre PGR, nem sobre STF. O petista embarca na sexta-feira (15/9) para uma viagem de sete dias, que incluirá destinos como Cuba e Nova York.
Procurada pela coluna, Gleisi confirmou o almoço, mas negou ter conversado sobre STF e PGR. Segundo a dirigente, o encontro serviu para ela passar a Lula informes sobre as articulações do PT e negociações com outros partidos para as eleições de 2024.