metropoles.com

Luis Miranda quer governo reconhecendo videogame como “esporte”

Deputado Luís Miranda pede realização de estudo para que jogos eletrônicos sejam classificados e resguardados pelo governo como “esporte”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Luis miranda
1 de 1 Luis miranda - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado Luís Miranda (União Brasil-DF), que ganhou notoriedade ao revelar na CPI da Covid-19 uma possível prevaricação de Jair Bolsonaro (PL) ante um esquema de compra de vacinas dentro do Ministério da Saúde, está olhando agora para videogames.

O parlamentar enviou à Secretaria Especial do Esporte do governo uma sugestão para que seja realizado um estudo com o intuito de “incluir a prática de videogame como esporte e a consequente salvaguarda estatal”.

“É importante o reconhecimento do estado brasileiro acerca da qualificação do videogame como esporte para que se tenha a salvaguarda correspondente, com apoio das políticas públicas”, justificou o parlamentar.

O deputado ainda lembra que outros jogos, como o xadrez, já são reconhecidos como esporte, para embasar sua defesa para a realização do estudo.

“Os cyber-atletas que participam de campeonatos de alto desempenho dedicam muitas vezes mais de 12h de preparação diária, desenvolvendo as habilidades das mãos e o uso de estratégias. Devemos lembrar que até mesmo o xadrez já é reconhecido como esporte olímpico”, defende.

Bolsonaro, por sua vez, é um entusiasta do setor. O atual presidente da República já baixou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre jogos eletrônicos e acessórios em três ocasiões.

Jair Renan, um dos filhos do presidente, também tem interesse no setor de jogos eletrônicos e chegou a ser criticado por lobby. Ele já esteve com o secretário especial de Cultura, Mario Frias, para tratar do “futuro do e-sport” no país, e visitou a Secretaria de Esportes do Distrito Federal para debater o mesmo tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?