metropoles.com

Luis Miranda entrega à PF troca de mensagens com Pazuello. Leia

Aos policiais, deputado sustentou que material provaria conversa com ex-ministro sobre pressões do Centrão e irregularidades na Covaxin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Luis miranda
1 de 1 Luis miranda - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em depoimento na semana passada, o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) entregou à Polícia Federal prints de algumas mensagens trocadas pelo WhatsApp entre ele e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

À PF, Miranda sustentou que o material seria a prova de que os dois teriam conversado sobre as pressões que Pazuello sofria no ministério e sobre supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.

Com os prints, aos quais a coluna teve acesso (veja abaixo), o deputado tenta desmontar versão dada pelo ex-ministro de que não se recorda de ter conversado com Miranda sobre esses assuntos.

As mensagens, compartilhadas pela Polícia Federal com a CPI da Covid-19, foram trocadas pelo general e pelo parlamentar antes e depois da viagem que os dois fizeram a São Paulo, em 21 de junho.

Foi nesse encontro que o deputado diz ter relatado ao ex-ministro que havia denunciado irregularidades na compra da Covaxin ao presidente Jair Bolsonaro em reunião no Palácio da Alvorada, no dia anterior (20/6).

No mesmo voo, segundo o parlamentar, Pazuello também teria relatado pressões para sua demissão por parte de lideranças do Centrão, entre elas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Cuida de mim, ministro”

Os prints mostram que, horas após a reunião com Bolsonaro no Alvorada, Miranda enviou uma mensagem ao general pedindo para acompanhá-lo na viagem a São Paulo no dia seguinte.

Na sequência, ainda no sábado (20/6), o deputado envia uma foto do encontro que havia tido com Bolsonaro no Alvorada, horas antes, acompanhada da mensagem: “Cuida de mim, ministro”.

Veja os prints:

24 imagens
1 de 24

2 de 24

3 de 24

4 de 24

5 de 24

6 de 24

7 de 24

8 de 24

9 de 24

10 de 24

11 de 24

12 de 24

13 de 24

14 de 24

15 de 24

16 de 24

17 de 24

18 de 24

19 de 24

20 de 24

21 de 24

22 de 24

23 de 24

24 de 24

As outras mensagens às quais a coluna teve acesso foram trocadas já na noite de domingo (21/6), quando Pauzello e Miranda estavam prestes a retornar de São Paulo para Brasília.

Os prints mostram que o então ministro da Saúde enviou uma série de documentos, dados e balanços sobre sua atuação no ministério durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

À PF, Miranda disse que o material foi encaminhado pelo ex-ministro para justificar relatos feitos horas antes, no voo, de que, apesar da pressão, teria conseguido bons resultados na pasta, embora o trabalho não fosse reconhecido.

“Cu de galinha”

A troca de mensagens continuou na segunda-feira (22/3). Às 15h43, Miranda envia uma mensagem chamando Pazuello  de “cú de galinha”. Pazuello respondeu na sequência, às 16h09, com um “Tá phoda!!!!”.

Aos policiais, o deputado afirmou que a expressão era uma brincadeira e se referia a uma “piada” contada pelo próprio general na viagem, para ilustrar que ele estava sendo culpado por todos os problemas do ministério.

O general acabou sendo oficialmente exonerado do cargo de ministro na terça-feira (23/3). A coluna não conseguiu contato com Pazuello. Na noite de terça-feira (3/8), ele soltou nota negando ter sofrido pressão de Lira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?