Lira quer unir Lula e Bolsonaro em sua sucessão na Câmara
Arthur Lira trabalha para escolher um candidato a sua sucessão na presidência da Câmara que tenha aval tanto de Lula quanto de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) trabalha para unir Lula e Jair Bolsonaro em sua sucessão no comando da Casa, em fevereiro de 2025.
A intenção de Lira é escolher um candidato que agrade — ou, pelo menos, não tenha a oposição — tanto do atual presidente da Republica quanto do ex-mandatário.
Hoje, antes de definir quem apoiará na eleição para presidência da Câmara, Lira tem o compromisso de Lula e de Bolsonaro de apoiar o nome que o deputado escolher.
Tanto o atual presidente da República quando o ex-chefe do Palácio do Planalto, entretanto, esperam ter poder de veto no eventual nome escolhido por Lira.
Quem disputa o apoio de Lira
Atualmente, disputam para ser o candidato de Lira à presidência da Câmara os deputados Antônio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-BA).
Para não esvaziar seu poder, o atual presidente da Câmara só pretende definir um nome no final de 2024. Ele, inclusive, pediu que os três deputados evitem se colocar publicamente como candidatos.