metropoles.com

Lira frustra governo e avisa que não votará arcabouço antes do PAC

Presidente da Câmara, Arthur Lira disse a deputados que só decidirá quando pautará o arcabouço fiscal a partir da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), frustrou o governo e avisou nesta terça-feira (8/8) que não vai colocar o projeto do novo arcabouço fiscal em votação na Casa antes do lançamento do Novo PAC.

Em reunião com líderes partidários na residência oficial, em Brasília, o presidente da Câmara informou que só pretende decidir a partir da próxima semana quando pautará a votação da proposta em plenário.

A ideia de Lira é promover, na segunda-feira (14/8), uma reunião com deputados e técnicos do Congresso e do governo para discutir as mudanças feitas pelos senadores no texto do arcabouço fiscal.

“A ideia é ter o embasamento técnico para tomarmos a decisão política”, afirmou à coluna um líder de um partido da base do governo próximo do presidente da Câmara.

Com a decisão de Lira, o Palácio do Planalto terá de lançar o Novo PAC na sexta-feira (11/8), sem saber exatamente quanto terá de espaço no orçamento para o programa.

Antes da reunião com líderes, nesta terça, Lira chegou a receber ministros palacianos, que apresentaram a Lira e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), as linhas gerais do que será o Novo PAC.

O presidente da Câmara, inclusive, foi convidado a participar da cerimônia de lançamento do programa, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas ainda não confirmou presença.

Reforma ministerial

Como a coluna noticiou ainda na semana passada, Lira decidiu segurar a votação do novo arcabouço fiscal diante da demora do presidente Lula em definir os novos ministérios que o Centrão ganhará no governo.

O novo arcabouço já passou por votação na Câmara e no Senado ainda no primeiro semestre, mas precisa ser votado novamente pelos deputados, em razão das mudanças no texto feitas pelos senadores.

Lira garantiu a líderes partidários que colocará a matéria para votação até o dia 30 de agosto, data em que o governo pretende enviar ao Congresso o Orçamento da União para 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?