metropoles.com

Lira usou avião da FAB para pular Carnaval em Salvador e no Rio

Presidente da Câmara, Arthur Lira viajou em avião da FAB para curtir o Carnaval em Salvador e no Rio de Janeiro, onde desfilou na Beija-Flor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Divulgação
imagem colorida mostra arthur lira e elmar nascimento em bloco de carnaval em salvador - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra arthur lira e elmar nascimento em bloco de carnaval em salvador - Metrópoles - Foto: Redes sociais/Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Salvador e ao Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2024.

O primeiro destino de Lira foi a capital baiana, para onde o deputado federal embarcou na sexta-feira (9/2), logo após se reunir com o presidente Lula no Palácio da Alvorada.

3 imagens
Presidente da Câmara, Arthur Lira curtiu o Carnaval de Salvador com deputado Elmar Nascimento (União-BA), pré-candidato ao comando da Casa em 2025
O presidente da Câmara, Arthur Lira, usou os voos da FAB para se deslocar durante o Carnaval
1 de 3

Lira com o prefeito JHC, do PL, e o deputado Doutor Luizinho, seu correligionário no PP

Instagram/Reprodução
2 de 3

Presidente da Câmara, Arthur Lira curtiu o Carnaval de Salvador com deputado Elmar Nascimento (União-BA), pré-candidato ao comando da Casa em 2025

Redes sociais/Divulgação
3 de 3

O presidente da Câmara, Arthur Lira, usou os voos da FAB para se deslocar durante o Carnaval

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

A aeronave, segundo os registros oficiais da FAB, decolou às 11h40 com oito passageiros a bordo. A Aeronáutica, porém, não divulgou os nomes dos companheiros de viagem de Lira.

O presidente da Câmara curtiu o Carnaval de Salvador na sexta e no sábado (10/2). Nesse período, foi a camarotes e se encontrou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Na maior parte do tempo, Lira estava acompanhado do deputado Elmar Nascimento (União-BA), nome favorito do presidente da Câmara para a sua sucessão no comando da Casa em 2025.

Na manhã do domingo de Carnaval (11/2), Lira deixou a capital baiana e seguiu para o Rio em voo da FAB com 8 passageiros. À noite, ele foi ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí para o desfile das escolas de samba.

O presidente da Câmara desfilou pela Beija-For de Nilópolis, que homenageou em seu samba-enredo a cidade de Maceió, capital de Alagoas, reduto político-eleitoral de Lira.

A escola de samba contou com apoio financeiro da prefeitura da cidade, comandada por João Henrique Caldas (PL), aliado de primeira hora do atual presidente da Câmara.

Lira deixou a capital fluminense na manhã de segunda-feira (12/2), quando voou de FAB para Campinas, no interior de São Paulo. O avião levou cinco passageiros, segundo informações da FAB.

De acordo com aliados, o presidente da Câmara viajou para o exterior do Aeroporto Internacional de Campinas. A previsão é que retorne ao Brasil no fim de semana.

Lira tem direito a voar de FAB

Como presidente da Câmara, Lira tem direito a requisitar voos da FAB. Segundo a legislação, ele pode pedir as aeronaves por questões de segurança, para viagens a serviço ou por emergências médicas.

No caso das viagem no Carnaval de 2024, Lira alegou motivos de “segurança”. Procurado pela coluna via assessoria de imprensa, o deputado não se pronunciou. O espaço segue aberto.

Em 2023, Lira também alegou segurança para viajar de FAB para curtir o Carnaval. No ano passado, porém, ele usou a aeronave apenas para voltar de Salvador para São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?