Lira e Pacheco se reúnem para destravar PEC da Transição e orçamento secreto
Presidentes da Câmara e do Senado, Lira e Pacheco definem quem será o relator da PEC na Câmara e fecharam projeto sobre emendas de relator
atualizado
Compartilhar notícia
Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na tarde desta terça-feira (13/12), na casa do deputado, em Brasília.
O encontro serviu para negociar um acordo para destravar a votação da PEC da Transição na Câmara e uma alternativa para tentar convencer o STF a validar o orçamento secreto.
Na conversa, Lira e Pacheco discutiram detalhes do texto da PEC e bateram o martelo sobre a escolha do deputado Elmar Nascimento (União-BA), como relator na Câmara.
Após a reunião entre os presidentes das duas casas, aliados de Lira e Pacheco se mostraram otimistas de que a PEC será votada pelos deputados nesta quarta-feira (14/12).
Orçamento secreto
No encontro, Lira e Pacheco também fecharam o texto de um projeto que propõe critérios para a distribuição das emendas de relator, base do chamado orçamento secreto.
A proposta prevê que a distribuição dessas emendas deve contemplar a proporcionalidade dos partidos, reduzindo o poder dos chefes das duas casas legislativas.
O texto do projeto também determina que o limite financeiro das emendas de relator não pode superar o total das emendas individuais e de bancada.
Desse valor, de acordo com o projeto de resolução, pelo menos 50% deverão ser destinados para ações e serviços públicos de saúde ou de assistência social.
A proposta busca fazer uma sinalização para ministros do STF, que retomarão nesta quarta o julgamento sobre a constitucionalidade do orçamento secreto.