metropoles.com

Lira deve ceder comando da CPI das Americanas para blocão do MDB

Acordo entre lideranças do blocão do MDB, Republicanos e PSD com Arthur Lira é revezar a primeira escolha nas CPIs instaladas na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ceder o comando da CPI que investigará o escândalo contábil das Lojas Americanas para o blocão do MDB, Republicanos e PSD.

Segundo lideranças, ficou acertado que o bloco, que conta ainda com o PSC e Podemos, terá direito à primeira escolha na comissão parlamentar de inquérito que investigará a empresa.

Caciques do blocão dizem que a pedida deverá ser pela presidência do colegiado. Assim, Lira e seu bloco, que tem PP, União Brasil, PSDB, PSB e PDT, ficaria com a relatoria da comissão.

O nome mais provável do grupo do presidente da Câmara para a função de relator é o do deputado André Fufuca (MA), atual líder do PP na Casa e um dos autores do pedido da CPI.

A ideia é revezar entre os blocos da Câmara as posições de destaque nas comissões investigativas. Lira deverá indicar um deputado do União Brasil para presidir a CPMI do 8 de janeiro.

O blocão articulado pelo atual presidente da Casa deverá ter ainda a primeira pedida na CPI da manipulação dos resultados de jogos por apostas esportivas, também conhecida como CPI das Bets.

Já a CPI do MST, considerada uma das futuras dores de cabeça para o governo Lula, não teve martelo batido entre as lideranças. O comando e a relatoria do colegiado são pleiteados por bolsonaristas.

Os aliados de Jair Bolsonaro que querem colocar o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) na presidência e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) na relatoria da comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?