metropoles.com

Lira conversou com líder do PTB sobre Daniel Silveira à CCJ

Presidente da Câmara demonstrou preocupação com decisão do PTB de indicar deputado para comissão mais importante da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Daniel Silveira (PSL-RL) retorna pela primeira vez a Câmara dos Deputados após 5 meses preso
1 de 1 Deputado Daniel Silveira (PSL-RL) retorna pela primeira vez a Câmara dos Deputados após 5 meses preso - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), demonstrou preocupação com a decisão do líder do PTB na Casa, Paulo Bengtson (PA), de indicar o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo apurou a coluna, Lira chegou a procurar Bengtson nessa quarta-feira (27/4) para tratar do assunto. O presidente da Câmara queria entender os motivos que levaram o líder a indicar parlamentar condenado pelo STF por ataques a ministros da Corte.

A CCJ é a principal comissão da Câmara. Ela avalia a constitucionalidade das propostas e projetos de lei que tramitam na Casa Legislativa. Por esse motivo, a indicação de Silveira ao colegiado foi vista por ministros do STF como uma “afronta” à Corte.

Há pressão de lideranças da Câmara para que Bengtson retire Silveira do colegiado. O temor é comprar uma briga desnecessária com o STF. Apesar disso, como mostrou o Metrópoles, o líder do PTB avisou que irá manter, por ora, a indicação do deputado à CCJ. A pressão, porém, deve continuar.

Lira ainda aguarda a decisão final do Supremo sobre o caso Daniel Silveira para deliberar sobre a cassação. Como noticiou a coluna, o presidente da Câmara garantiu a aliados que o STF deixará com o Legislativo a palavra final sobre o mandato do parlamentar.

A líderes partidários, Lira tem ponderado não ser o momento de peitar o Supremo. O temor principal é de que uma escalada da crise acabe levando a Corte a retaliar deputados em processos e, sobretudo, por meio da suspensão do chamado “orçamento secreto”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?