Lira conversou com líder do PTB sobre Daniel Silveira à CCJ
Presidente da Câmara demonstrou preocupação com decisão do PTB de indicar deputado para comissão mais importante da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), demonstrou preocupação com a decisão do líder do PTB na Casa, Paulo Bengtson (PA), de indicar o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Segundo apurou a coluna, Lira chegou a procurar Bengtson nessa quarta-feira (27/4) para tratar do assunto. O presidente da Câmara queria entender os motivos que levaram o líder a indicar parlamentar condenado pelo STF por ataques a ministros da Corte.
A CCJ é a principal comissão da Câmara. Ela avalia a constitucionalidade das propostas e projetos de lei que tramitam na Casa Legislativa. Por esse motivo, a indicação de Silveira ao colegiado foi vista por ministros do STF como uma “afronta” à Corte.
Há pressão de lideranças da Câmara para que Bengtson retire Silveira do colegiado. O temor é comprar uma briga desnecessária com o STF. Apesar disso, como mostrou o Metrópoles, o líder do PTB avisou que irá manter, por ora, a indicação do deputado à CCJ. A pressão, porém, deve continuar.
Lira ainda aguarda a decisão final do Supremo sobre o caso Daniel Silveira para deliberar sobre a cassação. Como noticiou a coluna, o presidente da Câmara garantiu a aliados que o STF deixará com o Legislativo a palavra final sobre o mandato do parlamentar.
A líderes partidários, Lira tem ponderado não ser o momento de peitar o Supremo. O temor principal é de que uma escalada da crise acabe levando a Corte a retaliar deputados em processos e, sobretudo, por meio da suspensão do chamado “orçamento secreto”.