Lira avança e negocia adesão de mais partidos a novo bloco na Câmara
Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, já dão como certo que novo bloco com partidos de centro e de esquerda será formado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avançou, nos últimos dias, na negociação para criar um novo bloco parlamentar na Casa com partidos de centro e de esquerda.
Aliados de Lira já dão como certo, nos bastidores, que o bloco será anunciado até a próxima semana. Segundo essas fontes, ao menos dois novos partido aderiram ao grupo: Solidariedade e Patriota.
Como antecipou a coluna na quinta-feira (30/3), o presidente da Câmara articula a formação de um blocão com PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Avante, PSB e PDT.
Só essas legendas, já garantiriam um bloco com 164 deputados. Com os dois novos partidos que devem aderir ao grupo, o bloco deve ultrapassar os 170 deputados.
A articulação de Lira é uma reação ao blocão anunciado nesta semana por MDB, PSD, Podemos, Republicanos e PSC, que se tornou o maior da Câmara, com 142 deputados.
O tamanho dos blocos, vale ressaltar, é importante porque dá força a esses grupos para reivindicarem relatorias de projetos relevantes e outros espaços dentro da Câmara