metropoles.com

Lira articula para resolver orçamento secreto até 8 dezembro

Presidente da Câmara prometeu a aliados apresentar texto que dá mais transparência às chamadas emendas de relator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Arthur Lira durante a votação do último destaque antes do 2• turno da PEC dos Precatórios
1 de 1 Presidente Arthur Lira durante a votação do último destaque antes do 2• turno da PEC dos Precatórios - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer resolver até o início de dezembro os empecilhos que travam atualmente o pagamento das emendas de relator, que ficou conhecido como “orçamento secreto“.

Lira avisou a aliados da Casa que enviará ainda nesta semana uma “primeira versão” do texto de um projeto elaborado por ele e pelo Palácio do Planalto para dar “transparência” às indicações dessas emendas.

Segundo interlocutores do presidente da Câmara, a ideia dele é tentar votar a proposta em sessões conjuntas do Congresso Nacional entre os dias 6 e 8 de dezembro, caso haja certeza da aprovação do projeto.

O texto deverá ter a assinatura do próprio Lira, mas está sendo escrito a muitas mãos. O próprio ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu parlamentares nas últimas semanas para tratar do tema.

O projeto deverá funcionar como resposta ao Supremo Tribunal Federal(STF). No início de novembro, o plenário virtual da Corte ratificou decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu os pagamentos das emendas de relator, identificadas pela sigla “RP9”.

Dentre as decisões da ministra, está a obrigação de o Legislativo dar mais transparência a esses tipos de emendas. Até então, a indicação delas era determinada pelo relator do Orçamento da União, sem revelar nomes dos parlamentares beneficiados.

Caso o Congresso aprove o projeto de transparência, aliados do presidente da Câmara avaliam que a proposta poderia contribuir para o STF autorizar a retomada dos pagamentos das emendas de relator.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?