Líderes da base de Lula querem tirar poder da Casa Civil em nomeações
Líderes de partidos que compõe base do governo no Congresso irão pedir para Lula tirar da Casa Civil poder de nomear indicados políticos
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns líderes de partidos da base aliada pretendem sugerir a Lula, durante as reuniões que terão com o presidente nos próximos dias, mudança no rito de nomeações para cargos no governo federal.
A sugestão será para retirar a palavra final das nomeações da Casa Civil e transferir a responsabilidade para a Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo.
Atualmente, os dois ministérios fazem juntos o trabalho de checagem dos nomes indicados para cargos no poder Executivo. O ato final das nomeações, no entanto, é assinado pela Casa Civil.
A reclamação de parlamentares — e até de integrantes da própria Secretaria de Relações Institucionais do governo — é de que a Casa Civil tem demorado muito a nomear os apadrinhados da base aliada.
Como a coluna noticiou no sábado (6/5), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também entrou na mira do Congresso. O caso mais recente envolveu os decretos que alteraram o Marco do Saneamento.